segunda-feira, 28 de maio de 2007

e07 -O Google
Você conhece oGoogle? Será mesmo? Descubra o seguinte:
a) qual a origem do Google e por que ele tem este nome?
b) além daquela busca básica, que outros tipos de busca podem ser feitas? Visite a busca avançada e descubra todas as possibilidades que existem lá
c) O que é o google-labs? Escolha alguma das coisas que estão sendo desenvolvidas no google-labs e descreva no seu website.


A) Qual a origem do Google e por que ele tem este nome?
O Google foi criado por Larry Page e Sergey Brin, na Universidade de Stanford em 1996, como um projeto de doutorado dos etnão estudantes. Uma das propostas dos criadores do Google era ter uma publicidade discreta e bem dirigida para que o utilizador perca o menor tempo possível, sem distrações. Esse projeto surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época. Eles queriam criar um site de busca mais rápido e com maior qualidade.


Porque o nome Google:
"Google é um trocadilho com a palavra 'googol', que foi inventada por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros. O uso do termo Google reflete a missão da empresa de organizar o enorme montante de informações disponíveis na web e no mundo." (fonte: o próprio site do Google.)

B) Pesquisas avançadas e ferramentas do Google:

Acadêmico: faz pesquisas baseado em sites de universidades e artigos científicos, o que torna os resultados bastante confiáveis.

Barra de ferramentas: é uma barra que fica junto ao menu do navegador web, que tem opções como pesquisa direta, corretor ortográfico, feed RSS, entre outros.

Bloco de notas: serviço que instala extensões nos navegadores IE e Firefox e que permite que você copie qualquer texto, imagens e outros elementos direto para a conta do Google, para que você possa acessar depois de qualquer computador, sem ter que procurar denovo.

Desktop: permite fazer pesquisas dentro do próprio computador usando o Google, além de poder adicionar, no Windows Vista, recursos extras para a barra lateral (previsão do tempo, notícias, pesquisa na internet).

Diretório
: no diretório você faz pesquisas por categorias (saúde, transportes, viagens e turismo), aumentando a probabilidade dos resultados obtidos serem mais próximos do que se procura.

Imagens: onde se faz a pesquisa de imagens na internet, para se usar de acordo com o assunto pesquisado (não é muito precisa).

Pesquisa de blogs: você pesquisa sobre blogs que falam de determinados assuntos. Não consegui nenhum resultado, pesquisando diferentes assuntos.

Pesquisa de livros: você pesquisa os assuntos dentro de livros publicados (sejam os completos para visualização ou apenas partes). Também pode procurar pelos autores.

Pesquisa na web: a pesquisa comum e simples, onde pode-se procurar qualquer coisa dentro de toda a internet.

Agenda: serviço de agenda do Google. Você pode fazer uma agenda pessoal ou corporativa e publicá-la ou não. É como uma agenda eletrônica virtual.

Blogger: serviço de blog do Google. Você pode fazer um blog (diário virtual) e publicá-lo na web. Engloba também o Blogspot, serviço de blog idêntico.

Gmail: o e-mail do Google. Com o maior tamanho de caixa postal (2.8 GB) entre os e-mails grátis, é rápido e permite a pesquisa entre as mensagens usando a própria ferramenta de busca do Google.

Grupos: serviço que você pode criar grupos de discussão específicos sobre determinados assuntos. Nesses grupos de discussão trocam-se mensagens e e-mails sobre os assuntos.

Picasa: é um software do Google no qual você pode organizar as fotos armazenadas no seu computador. Vem com uma ferramente para edições simples e outra para o compartilhamento das suas fotos.

Talk: comunicador instantâneo. Semelhante do MSN da Microsoft (mais usado), permite a troca de mensagens em tempo real para os que têm uma conta no Google.

Textos de planilhas: programa de processamento de textos e planilhas online. COm ele, você pode trabalhar em tempo real com colegas de outros escritórios, fazer trabalhos em grupo, entre outros.

Pack: é um pacote que contém programas (todos de uso livre) que são interessantes (para não dizer necessários) ao computador. Contém: Google Desktop (descrito acima), Barra de ferramentas Google (descrito acima), Picasa (descrito acima), Mozilla Firefox (navegador web cheio de utilitários), Adobe Reader (necessário para visualizar arquivos .pdf, muito comuns hoje em dia), Norton Secutiry Scan (anti-vírus), Spyware Doctor (anti-spyware), Real Player (reproduz vídeos e músicas), Skype (comunicador instantâneo de voz) e GalleryPlayer HD Images(software de imagens).

C) E'um lugar do google onde estão disponíveis alguns recursos novos, ainda em fase de experimentação, nele você pode utilizar esses recursos e mandar suas opiniões e sugestões para o aprimoramento desses recursos. Um exemplo é o Google Reader, o agregador do google.
Google Reader: essa ferramenta é um feed reader (descrição no post anterior do Blog). Ela organiza as informações recebidas pelo site que você indica e você pode acessar como se estivesse acessando um e-mail, por exemplo. E você ainda tem uma ferramenta para compartilhar as informações com outras pessoas.

(http://triloucoscoc.blogspot.com/
http://djpri.blogspot.com/
http://aspanterascoc.blogspot.com/2007_04_01_archive.html)


e08-usando o google acadêmico e a pesquisa avançada
b) acesse o google acadêmico em http://scholar.google.com
c) escolha a pesquisa avançada
d) faça uma pesquisa procurando localizar documentos sobre o tema que você está investigando
e) utilize como critério de escolha título e o resumo dos documentos e escolha pelo menos 4 textos que sejam relevantes
f) transcreva no seu blog título e resmo (também conhecido com abstract) e não se esqueça de colocar o link.


***pela falta de artigos relevantes que fossem específicos dos pintores augusto rodin e renoir, pequisei sobre o impressionismo tambem.
http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v56n3/a27v56n3.pdf- Impressionismo: 230 anos de luz.
A primeira exposição dos imprecionistas foi em abril de 1874, em Paris, no atelie do fotografo Maurice Nadar. Os pintores impressionistas como Monet, Manet, Renoir, Sisley, entre outros, costumavam pintar ao ar livre, pois gostavam de retratar os tons das cores iluminadas pelos raios solares, para eles tudo era digno da pintura.
O movimento valoriza muito a iluminação das cores gráças a inveção da fotografia e com ela as descobertas à respeito da iluminação.
No Brasil, o movimento chegou, na fase do nacionalismo, durante a criação da "Escola Brasileira de Artes", e teve como representantes Almeida Junior, Georgina de Albuquerque, Anita Malfatti, entre outros.
www.maguetas.com.br- Rosa e Azul- o quadro pintado por Renoir em 1881, foi encomendado por Louis Raphael Cahen d'Anvers, pai das meninas do quadro. Nele Renoir usou o jogo de cores
que rosa e azul, suas cores favoritas, alem de ter usado tres tecnica diferentes para pintar o quadro, a primeira esta no rosto arredondado e porcelanado das meninas, o segundo no volume e dos cinturões dos vestidos, e a ultima na textura do resto do vestido. Esse quadro encontra-se no MASP em São Paulo.


http://www.angrad.org.br/cientifica/artigos/artigos_enangrad/pdfs/viii_enangrad/Arte%20um%20enfoque%20para%20a%20adminstracao.pdf - O impressionismo- Nasceu em 1874, considerado um movimento revolucionário, pois quebra a preocupação tematica da época, apartir daí o tema pode ser qualquer um ou qualquer coisa. Além disso esses artistas passaram a retratar as transformações das cores de acordo com a luz solar e os ângulos com que ela incidia. Os impressionistas, transgrediram com os padões da época, e foram muito criticados pela sociedade.


http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/imp24art02.pdf- O cenário do movimento impressionista- França secXIX, quando a revolução industial atingiu a França, formou-se a burguesia. No site o autor faz uma análize dos acontecimentos que repercutiram antes e durante o impressionismo, e como as mudanças contibuirão para a sua formação.

(http://aspanterascoc.blogspot.com/)


e-09 Websites de relacionamento e redes de sociabilidade
a) faça uma breve descrição do orkut indicando suas origens, onde está baseado e, se possível, forneça alguns dados quantitativos interessantes como número de usuários, taxa de crescimento e distribuição dos usuários no mundo.
b) identifique pelo menos mais 3 websites de relacionamento. Não se limite a examinar websites em português. Lembre-se que as experiências mais emblemáticas normalmente estão em inglês. Descreva estes websites. Descreva o público alvo e as particularidades deles.
c) faça uma comparação listando cada um dos serviços que existem neste website e tente responder às seguintes perguntas: Qual é mais completo, qual é mais seguro, qual tem utilização mais produtiva do ponto de vista da prática profisisonal ou do debate, seja ele político, científico, tecnológico etc. Preste bastante atenção e ressalte as diferenças de terminologia. Por exemplo: o que é comunidade no orkut será que também chama comunidade em outro website de relacionamento?
d) identifique os casos em que estes websites de relacionamento são utilizados de forma ilegal, como incitação ao ódio racial, religioso, além de pirataria ou pedofilia. Como cada um destes websites lida com este problema? Há alguma forma de controle? como ela é feita
e) utilizando o google acadêmico, poste o título e o resumo de pelo menos dois artigos científicos que discutem websites de relacionamento.


A) Orkut é um site de relacionamentos que permite que o internauta tenha sempre, a um clique do mouse, uma lista de amigos, chegados e comunidades com perfis semelhantes.
Alguns dados interessantes sobre o orkut:
*73,97% dos integrantes são brasileiros (seguido pelos EUA, com apenas 6,22%);
* Mais da metade dos participantes têm entre 18 e 25 anos;
* Metade dos participantes são solteiros;
* O Paquistão é o 4º país com mais integrantes no Orkut;
* A primeira comunidade do Orkut foi a Stanford University, criada pelo próprio "Senhor Orkut";
* O Orkut tem mais de 7.500.000 membros cadastrados, e mais de 3.600.000 comunidades.
Hoje o Orkut conta com 53,482,235 de usuários distribuídos pelo mundo todo.
Os principais são:
Brasil....................55,77%
EUA.....................18,94%
Índia....................14,86%
Pakistão.................1,34%
Reino Unido .........0,58%
Japão.....................0,40%
Portugal............... 0,39%
México..................0,36%
Canadá..................0,34%
Itália......................0,32%


O Orkut atinge o público jovem. Veja os dados:

18-25.................. 58,49%
26-30................. 11,51%
31-35.................. 5,11%
36-40................. 2,94%
41-50................. 3,12%
50+..................... 2,48%

B)Três websites de relacionamentos

www.via6.com (em português)
Website de relacionamentos na área profissional, em português. Nele você pode encontrar comunidades fundadas pelos profissionais e também há um grande número de empresas cadastradas procurando profissionais.

www.linkedin.com-(em inglês)
Já este site é website de relacionamentos na área profissional. É americano mas tem certa quantidade de brasileiros cadastrados.

www.mysace.com (inglês)
O alvo desse site é o publico jovem. Este site oferece muitas opções de armazenamento e informação .

C)Dentre os três, o mais completo deve ser o LinkedIn, porém, por ser em inglês, alguns usuários brasileiros que não dominam essa língua podem ter problemas, podendo acessar o Via6, que é em português e é muito completo e também parece ser o mais seguro.
O mais produtivo parece ser o Via6, do ponto de vista da prática profisisonal e do debate. As terminologias não mudam muito, os sites costumam chamar as comunidades iguais do orkut de comunidade mesmo e seguem sempre uma linha mais padrão.

D) Orkut – este site de relacionamento possui um sistema de denúncia quanto a dois tipos: Conteúdo inadequado ou ilegal e Roubos de identidade. Neste site existem muitas opções como: imagem pornográfica, linguagem imprópria para menores, conteúdo discriminatório ou violento, spam, conteúdo ilegal de outro tipo, acesso não autorizado à minha conta, uso de fotos minhas sem permissão, pessoa fictícia ou roubo de identidade de outra pessoa, roubo da minha identidade.

Via6.com – pesquisando vimos que possui um esquema de denúncia parecido com o do Orkut, mas percebi também que aparentemente todas as informações são verdadeiras como empresa que a pessoa trabalhou/trabalha e muitas outras informações pessoais, parece ser muito eficiente, porém tomara que continue assim, porque se virar um “Orkut” aí sim as pessoas estarão muito e seriamente expostas. Aparentemente e pelo pouco tempo que “navegamos” parece não existir spam, pedofilia, discriminação, tudo muito diferente do Orkut. Podemos denunciar tanto comunidades como pessoas.

Para denunciar comunidades temos as opções: Comunidade tem nome falso/inválido, Comunidade fora do escopo da Via6, A imagem é inadequada, Comunidade divulga Marketing Multi-Nível (MMN) e Outros com opção para você descrever porque está denunciando a comunidade.
Para denunciar usuários/pessoas: Nome falso/inválido, Perfil falso/inválido, Fora do escopo da Via6, Foto pessoal inadequada, Envia SPAM/mensagens inadequadas, Usuário divulga Marketing Multi-Nível (MMN), Outros (comente abaixo)

E)
Título: TEORIA DAS REDES E REDES SOCIAIS NA INTERNET: Considerações sobre o Orkut, os Weblogs e os Fotologs
Data de Edição: 2004
Resumo: O presente artigo discute a teoria das redes e a insuficiência dos modelos de redes igualitárias, mundos pequenos e redes sem escalas para dar conta, sozinhos, do problema das redes sociais estabelecidas através da comunicação mediada por computador. Para esta discussão, apresenta-se exemplos da aplicação direta desses modelos no software Orkut e nos sistemas de weblogs e fotologs e discutem-se os problemas observados.

Descrição: Trabalho apresentado no NP 08 - Tecnologias da Informação e da Comunicação no XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Porto Alegre RS, 2004.

Fonte: http://reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/handle/1904/17792


(http://triloucoscoc.blogspot.com/
http://djpri.blogspot.com/
http://sozinabla.blogspot.com/)

Nenhum comentário: