quinta-feira, 3 de maio de 2007

A)
O que sao agregadores?
São programas responsáveis por juntar e manter o usuário informado de todas as atualizações feitas pelos podcasts adicionados à lista e podem ser encontrados gratuitamente na web.

B)
- Mozila Firefox
http://br.mozdev.org/
Navegador rapido, seguro e eficiente.
Possui navegador em abas, pesquisa inteligente, corretor ortografico, etc.
- Tunderbird
http://br.mozdev.org/thunderbird/
Software de gerenciamento de e-mails que conta com um RSS integrado.
Possui filtro anti-spam, pastas de pesquisa, marcadores, proteção à privacidade, etc.
- InstantaNews
http://www.milestone-ti.com.br/produtos.jsp?id=1
Possui checagem automatica, filtragem de informacao, multi-idioma, ajuda passo a passo, etc.

C)
O que significam RSS, Atom e RDF? Qual a sua função no mundo dos blogs e dos podcasts?

RSS - RSS é um tipo de arquivo que monta um índice das últimas atualizações de sites, blogs, fotologs e podcast. Esses índices podem ser visualizados através de programas específicos, denominados agregadores, que estão disponíveis gratuitamente na internet. Assim, os visitantes de seu Podcast serão avisados, automaticamente, todas as vezes que você o atualizar, sem a necessidade de o acessarem todos os dias.

RDF - RDF é a sigla para Resource Description Framework. Trata-se de uma especificação normalmente baseada em XML que tem como objetivo automatizar e ampliar recursos para a internet através de representação de informações. O RDF tem como base o trabalho de uma série de grupos que desenvolvem tecnologias de informação. Isso significa que o RDF não foi criado exclusivamente para ferramentas como o RSS, como muitos pensam. Na verdade, se estudarmos o RDF a fundo, veremos que ele tem utilidade em várias aplicações, como em sistemas de busca e mecanismos de compartilhamento de informação.

ATOM - Ao contrário de RSS, Atom não é uma sigla, mas também é um formato para divulgação de notícias. Há quem diga que esse projeto é, inicialmente, uma proposta de unificação do RSS 1.0 e do RSS 2.0. O Atom também é baseado em XML, mas seu desenvolvimento é tido como mais sofisticado. O grupo que nele trabalha tem até o apoio de grandes corporações, como o Google.
Alguns estudiosos do assunto afirmam que o Atom será o substituto natural do RSS. Existem agregadores que suportam tanto as versões do RSS quanto o Atom.
(www.infowester.com/rss.thp)

Nenhum comentário: